domingo, 12 de abril de 2015

Ansiedade! Pânico!!!! Problemas nos Neurotransmissores ou Problemas Emocionais?

Quando comecei a escrever "Quando eu me perdi de mim" tive que estudar sobre os Neurotransmissores, que são substâncias químicas produzidas pelos neurônios, as células nervosas com a função de biossinalização. Por meio delas, podemos enviar informações a outras células. Ocorre que no caso das pessoas com Transtorno do Pânico, muitos médicos alegam que essas substâncias não funcionam adequadamente enviando as informações de maneira equivocada. Esse "defeito" afetaria diretamente o mecanismo da luta ou fuga, que é uma reação fisiológica que ocorre na presença de algo que é aterrorizante ou ameaçador. Ou seja, essa resposta prepara o corpo para lutar ou fugir de uma ameaça. É também importante notar que a resposta pode ser desencadeada devido a ameaças reais ou imaginárias. Resumindo, os neurotransmissores envia uma mensagem de que algo aterrorizante está acontecendo, trazendo uma série de reações ao corpo, coração e respiração acelerados, músculos contraídos e muitas outras, dando início ao tal ataque de panico, quando na realidade nada está acontecendo, então nos perguntamos, por que eu estou me sentido assim??? E então, uma pessoa antes emocionalmente equilibrada agora vê sua vida ditada pelo medo!!! Mas a grande questão que ninguém até hoje descobriu é se o defeito nos neurotransmissores tranzem o desequilíbrio emocional, ou se um desequilíbrio emocional traz defeito nessas substâncias. ou seja, a velha história de quem vem primeiro o ovo ou a galinha? E você o que acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário